Backup em nuvem vs. backup local — Você precisa de ambos!

O backup em nuvem vs. o backup local é um debate crítico para muitas empresas. Neste artigo, exploraremos os lados positivo e negativo de ambas as abordagens. Além disso, mostraremos como combinar os dois métodos para manter seus dados seguros, garantir o acesso livre aos dados e realizar a recuperação de desastres, se necessário.

O que é backup na nuvem?

As organizações usam um serviço de backup em nuvem para fazer backup de seu sistema, aplicativos e dados para um servidor baseado em nuvem em um local remoto. Este servidor pode ser privado ou público. Algumas empresas maiores têm os recursos e o orçamento para manter uma infraestrutura de backup em nuvem privada, enquanto as organizações menores geralmente usam um serviço de armazenamento em nuvem pública, que suporta vários inquilinos. Com um serviço de backup em nuvem pública, a infraestrutura é gerenciada pelo provedor e a organização paga uma assinatura mensal ou anual para usar o serviço.

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem

backup na nuvem

As vantagens dos backups em nuvem superam em muito quaisquer desvantagens, e é por isso que muitas organizações fazem backup de seus dados para a nuvem.

Vantagens do backup na nuvem

Vamos repassar as vantagens do backup em nuvem abaixo.

Economize dinheiro e recursos

Usar backup na nuvem é menos caro do que manter um sistema de backup local. Sua organização não precisa comprar ou manter hardware e software, nem se preocupar em obter aprovação para uma compra de capital. Em vez disso, você paga uma taxa de assinatura que é um item de despesa operacional.

Proteção de dados em caso de desastre

Backups locais ou locais podem ser destruídos em um desastre local, como um tornado, furacão, inundação, etc. Embora seus escritórios e sistemas possam ser destruídos, os dados armazenados em backup na nuvem serão isolados desse evento, garantindo que sua organização possa voltar a funcionar.

Os dados estão acessíveis de qualquer lugar

Se você tiver uma conexão com a Internet, poderá acessar seus dados de backup de qualquer lugar, a qualquer hora. Embora restaurar um backup completo a partir do backup da nuvem possa levar tempo, é rápido e fácil baixar apenas alguns arquivos da nuvem.

Melhor segurança de dados

Alguns podem argumentar que um backup em nuvem pública não é tão seguro quanto um backup de dados locais. No entanto, um provedor de nuvem experiente pode fornecer melhor segurança para pequenas e médias empresas (PMEs) que podem não ter um especialista em segurança cibernética na equipe.

Proteção contra ataques cibernéticos

Seus dados estarão seguros se um criminoso cibernético atacar seus sistemas locais. Além de comprometer ou destruir dados de produção, os atacantes normalmente excluem ou adulteram backups locais. Ter backups remotos externos na nuvem mantém esses dados protegidos.

Escalabilidade

Sua organização pode dimensionar serviços em nuvem sem comprar mais hardware ou software. Em vez disso, dimensionar os serviços em nuvem é fácil e pode ser feito sob demanda — embora o preço da sua assinatura provavelmente aumente de acordo.

Devantagens do backup na nuvem

Leva tempo para baixar um backup completo

Dependendo da sua largura de banda de internet e do volume de dados, pode levar de horas a dias para baixar um backup completo da nuvem.

Potencial de perda de dados quando o contrato terminar

Tenha cuidado e examine de perto a política do provedor de computação em nuvem sobre contratos cancelados. Você vai querer ter certeza de que pode acessar e baixar seu backup se decidir cancelar seu contrato. Certifique-se de confirmar por quanto tempo o provedor de backup em nuvem manterá seus dados após o cancelamento do contrato.

Difícil trocar de provedor de nuvem

Se você tiver seu backup de dados com um provedor de nuvem e decidir mudar para outro, pode ser demorado fazer a troca. Embora você possa fazer backup de seus sistemas para o novo provedor de nuvem, você também vai querer migrar seus backups mais antigos para a nova infraestrutura de nuvem. Algumas ferramentas ajudam você a realizar migrações de nuvem para nuvem, mas essas ferramentas funcionam melhor se você tiver apenas volumes menores de dados.

Se você tiver grandes volumes de dados com backup do provedor de nuvem original, precisará baixar esses arquivos e enviá-los para a infraestrutura do novo provedor de nuvem. Carregar e baixar um grande volume de dados pode levar um tempo significativo, dependendo da largura de banda.

Tipos de backup de armazenamento em nuvem

Existem três abordagens primárias de backup em nuvem — backups completos, incrementais e diferenciais.

  • Backups completos

Os backups completos pegam cada arquivo em um dispositivo específico (ou uma rede) e o copiam para o backup na nuvem. Se, por exemplo, um desastre natural comprometer seu backup local, você pode recuperar dados críticos do backup completo na nuvem.

  • Backups incrementais

Se você optar por um backup completo toda vez que fizer alterações de dados, poderá ficar sem espaço de armazenamento rapidamente. O backup incremental verifica se há arquivos alterados desde o seu último backup (incremental ou completo) e os copia apenas para o armazenamento em nuvem.

  • Backups diferenciais

Semelhante ao backup incremental, diferencial se concentra apenas em dados alterados para um novo backup on-line. No entanto, o backup de dados aqui leva em consideração apenas os arquivos alterados desde o último backup completo.

Pelo menos um backup completo é necessário para iniciar cópias de dados incrementais ou diferenciais. Embora a primeira abordagem garanta proteção contra calamidades naturais locais e ataques cibernéticos designados, a segunda e a terceira fornecem mais controle sobre o seu processo de backup on-line.

O que é backup local?

backup local

Backup local, ou backup local, refere-se a todo o processo de backup de seu sistema, aplicativos e dados em um dispositivo local, como fita, disco, disco rígido, unidade flash, CD, disco rígido externo ou outra mídia localizada no local, perto da fonte de dados. Embora seja recomendado que uma organização realize um backup local, você precisará de um segundo backup de dados em um dispositivo diferente (idealmente armazenado fora do local) para proteger seus dados.

Vantagens e desvantagens do backup local

Vantagens de backup local

Recuperação rápida de grandes volumes

Como um backup local não depende de uma conexão com a Internet, é muito mais rápido recuperar grandes volumes de dados de um backup local do que de um backup em nuvem.

Saiba onde estão seus dados

Um provedor de nuvem pode armazenar seus backups em diferentes estados (ou mesmo países) se os regulamentos de conformidade de dados não se aplicarem. Com um backup local, você sabe onde seus dados residem e tem controle direto sobre os dados de backup.

desvantagens de backup local

Sem proteção em caso de desastre local

Quando os backups locais estão localizados perto da fonte de dados — em um sistema local ou data center local — seus dados estão em risco em caso de desastre. É por isso que sempre é recomendável ter uma cópia externa do seu backup.

Pode ser atacado se seus sistemas forem atacados

Ataques cibernéticos modernos, como ransomware, não atacam apenas seus sistemas e terminais. Muitas vezes, o primeiro passo deles é excluir backups locais, impedindo que você restaure sistemas infectados e aumentando as chances de pagar o resgate exigido.

Não é facilmente escalável

Para dimensionar seu sistema de backup local, você deve investir em mais hardware e software para suportar volumes maiores de dados de backup.

Opções de backup local

As duas principais opções para backup de dados locais são HDDs e SSDs.

Os HDDs são um dispositivo de armazenamento local mais antigo do que os SSDs, por isso são menos procurados e mais baratos. Eles também são mais arriscados quando discutem a proteção de dados físicos, pois os braços de leitura / gravação em uma unidade de disco rígido são passíveis de danos ao movê-los. É por isso que você precisa ser extremamente cuidadoso com os HDDs para proteger os dados armazenados neles.

Por outro lado, os SSDs são mais rápidos, levam menos tempo para inicializar e são mais eficientes em termos de energia para backup local estendido. Os SSDs também são mais silenciosos do que os HDDs, pois não têm som de produção de partes móveis o tempo todo.

Nuvem vs. backup local — Qual usar e quando?

Escolher como fazer backup de dados e garantir sua integridade é crucial para qualquer empresário. Ao comparar o backup em nuvem vs. local, as empresas podem achar desafiador equilibrar sua abordagem de backup. É por isso que a devida diligência e o planejamento sensato são obrigatórios.

As soluções de backup em nuvem fornecem uma camada adicional de proteção para backups de dados, permitem a recuperação de desastres de qualquer lugar e podem fazer backup de dados de vários dispositivos simultaneamente.

Suponha que sua empresa dependa de escalabilidade rápida em um curto espaço de tempo. Nesse caso, um provedor de serviços terceirizado pode negar quaisquer problemas de armazenamento sem a necessidade de contratar uma equipe dedicada no local. A computação em nuvem também pode ser econômica para empresas maiores que lidam com mais dados, já que os servidores em nuvem modernos oferecem capacidades de armazenamento praticamente ilimitadas.

No entanto, qualquer serviço de backup em nuvem exige uma conexão de internet confiável e consistente globalmente para superar o backup local. Se a sua empresa depende da acessibilidade no local e da rápida recuperação de desastres, o backup local ainda pode ser benéfico.

Tenha em mente que o armazenamento local requer criptografia de ponta a ponta, um data center dedicado e um especialista em backup local para lidar com todas as tarefas importantes no local. Tudo isso o torna um projeto de alta manutenção para muitas organizações.

Backup em nuvem vs backup local: Unindo forças

No entanto, podemos nos afastar do duelo de backup em nuvem vs backup local por um momento.

Ambas as abordagens visam cumprir a mesma função. Eles se concentram em garantir a segurança dos dados e permitir que você restaure os dados de forma eficaz em um desastre ou outro cenário de tempo de inatividade.

Para lidar com qualquer possível perda de dados, sua organização precisa de uma estratégia de backup híbrido em que você use backup local e em nuvem. A indústria se refere a essa estratégia como a regra de backup 3-2-1, onde você mantém seus dados em três lugares, em duas mídias, com um backup armazenado fora do local, como na nuvem. Existem algumas razões pelas quais uma estratégia híbrida faz sentido.

Independentemente das medidas de segurança que sua equipe de TI e provedor de nuvem implementem, sempre há uma chance de que um ataque cibernético possa comprometer um de seus backups. Se seus sistemas de produção forem atacados, há boas chances de que seu backup local seja comprometido ou excluído. No entanto, se você tiver uma cópia de backup na nuvem, poderá restaurar seus sistemas para um estado pré-ataque. O mesmo se mantém se seus sistemas de backup locais falharem por qualquer motivo. Você pode se recuperar usando seu backup na nuvem.

Alternativamente, nesse caso extremamente raro em que sua cópia de backup em nuvem pública é comprometida ou os dados são perdidos devido a um desastre que afeta a infraestrutura do provedor de nuvem, você pode recuperar seus sistemas usando sua cópia de backup local.

Solução de backup de dados e segurança cibernética da Acronis

O Acronis Cyber Protect é a primeira solução do seu tipo que integra proteção de dados (por exemplo, backup e recuperação de desastres) com segurança cibernética e gerenciamento de terminais em uma única solução, administrada por meio de um console e instalada usando um agente. Você pode fazer backup de uma imagem completa de seus sistemas, incluindo sistemas operacionais, aplicativos e dados, para a nuvem e um dispositivo local e recuperá-la rapidamente, se necessário.

O Acronis Cyber Protect também protege seus sistemas e dados contra malware – incluindo ransomware e criptominadores – com proteção completa, de próxima geração baseada em IA e ML, gerenciamento automatizado de patches, avaliações de vulnerabilidade e filtragem de URL. A solução também fornece trabalho remoto e recursos anti-pandemia para proteger seus sistemas e dados, independentemente da localização.

Se o seu departamento de TI ou provedor de serviços gerenciados (MSP) oferece esta solução exclusiva de proteção cibernética, o Acronis Cyber Protect fornece a solução mais econômica para ajudar sua organização a evitar o tempo de inatividade, eliminar a perda de dados e mitigar violações de segurança, incluindo ataques de dia zero.

Traduzido por Philip Obrien
CEO da Backup Já, empresa parceira Platinum da Acronis.
Fone 11 4280-0886
E-mail contato@backupja.com.br

Fonte https://www.acronis.com/en-us/blog/posts/cloud-vs-local-backup/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *