O que é Backup como Serviço (BaaS)?

O que é Backup como Serviço (BaaS)?

Backup como Serviço (Baas) é uma abordagem para backup de dados organizacionais que envolve a compra de serviços de backup e recuperação de dados on-line e espaço de armazenamento seguro de um provedor de backup de dados. Em vez de realizar backups por meio de uma equipe de TI no local, o BaaS conecta sistemas a recursos de backup em nuvem pública, privada ou híbrida gerenciados por um provedor de serviços terceirizado.

As soluções BaaS são mais fáceis de gerenciar e pilotar do que outros serviços externos. Em vez de empregar uma equipe dedicada para alternar e gerenciar fitas ou discos rígidos em um local externo, os administradores de armazenamento de dados podem terceirizar o gerenciamento e a manutenção para o provedor de serviços.

Muitas empresas se voltam para o Backup como Serviço quando seus sistemas de backup legados não conseguem lidar com a crescente quantidade de dados que exigem backup, e a empresa não pode arcar com atualizações caras de backup de alto nível para sua infraestrutura local. Além disso, a terceirização de backup e recuperação de dados mantém os dados acessíveis e prontos para restauração a partir de um local remoto após uma interrupção, falha ou ataque cibernético.

Backup como Serviço (Baas) é uma abordagem para backup de dados organizacionais que envolve a compra de serviços de backup e recuperação de dados on-line e espaço de armazenamento seguro de um provedor de backup de dados.

Por que o Backup como Serviço é importante?

Embora as empresas muitas vezes possam se dar ao luxo de manter e executar o armazenamento em nuvem privado (ou híbrido) no local, muitas PMEs não podem. Aqui, um provedor de BaaS pode fornecer serviços de nível empresarial por uma assinatura mensal, garantindo segurança de dados de primeira linha e integridade dos dados de backup para sua organização.

Além disso, as PMEs devem permanecer em conformidade com os regulamentos de segurança de dados; caso contrário, correm o risco de invocar ramificações legais, multas e perda de reputação após um evento de perda de dados. Além disso, a perda de dados afeta diretamente a continuidade dos negócios e leva a um tempo de inatividade caro. Para organizações de todos os tamanhos, o Backup as a Service é uma apólice de seguro de dados – protege os dados comerciais contra violações de dados, minimiza o tempo de inatividade e garante acessibilidade de backup e serviços de recuperação rápida.

Benefícios do BaaS

Benefícios do Backup como Serviço

No cenário de negócios digitalizado de hoje, as violações de dados podem ser devastadoras para empresas de todos os tamanhos. É por isso que os serviços de backup e recuperação são vitais para garantir a continuidade dos negócios. Sem um armazenamento de backup de dados confiável, as organizações não poderão recuperar dados perdidos após um evento de hackers, ataque de ransomware, desastre natural ou exclusão acidental.

O Backup como Serviço ajuda as empresas a evitar a perda de dados e facilita o processo de backup, armazenando dados em uma nuvem de backup gerenciada. O BaaS também reduz custos e garante uma infraestrutura de recuperação de dados saudável. Um provedor de BaaS confiável traz ainda mais benefícios para as organizações.

Vamos explorá-los abaixo.

Proteção de dados e confiabilidade

Ao usar provedores de BaaS, seus dados são armazenados no armazenamento BaaS, o que significa que você não precisará se preocupar com ameaças tradicionais – desastres naturais, ataques de hackers, comprometimento de cargas de trabalho legadas e erro humano. Além disso, o BaaS usa criptografia de dados para proteger dados em trânsito e em repouso, minimizando os riscos potenciais para a integridade e disponibilidade de seus dados.

Recursos de redundância de dados de backup e recuperação de desastres

O BaaS armazena várias cópias de seus backups em diferentes locais. Essa abordagem, chamada de “redundância de dados”, garante que você tenha um backup confiável para recuperar em qualquer cenário de perda de dados – exclusão acidental, queda de energia, falha de software, violações de dados ou ataques de hackers. Além disso, as soluções de Backup como Serviço são fáceis de usar – os usuários precisam configurar a solução de acordo com suas preferências e deixar a automação cuidar do resto.

A auditoria e o inventário também são simplificados – os dados de backup são facilmente localizados e categorizados para apoiar os processos de auditoria e restauração.

Conveniência e controle de custos

O Backup como Serviço depende da automação. Depois de configurar a solução, todos os novos dados em sua rede e dispositivos serão automaticamente transmitidos para armazenamento seguro. Você não precisará de uma equipe dedicada para salvar, categorizar e monitorar os dados. Em vez disso, sua força de trabalho pode se concentrar em operações críticas de negócios.

Os provedores de BaaS oferecem preços competitivos, portanto, um serviço de backup gerenciado pode ser mais barato do que manter fitas, unidades externas, servidores e outros hardwares e softwares necessários para realizar backups no local. Além disso, você não terá que se preocupar com espaço de armazenamento, transporte de backup para um local remoto e a força de trabalho de TI adicionada para gerenciar e solucionar problemas de sistemas de backup.

Como funciona o Backup como Serviço?

Backup as a Service é uma oferta de nuvem gerenciada confiável e altamente segura dedicada a serviços de backup e recuperação para empresas e organizações. As empresas clientes não precisam comprar e manter servidores e discos rígidos externos para armazenar backups. Em vez disso, eles podem se conectar ao aplicativo de backup na nuvem, configurar preferências de backup e permitir que a solução lide com criptografia de dados, arquivos de backup e manutenção do data center.

Além disso, você pode permitir que os backups seja executados simultaneamente ou em intervalos definidos em segundo plano, dependendo do nível de serviço desejado. Após um backup bem-sucedido, o BaaS transmite os dados para o servidor de backup em nuvem por meio de uma rede segura. Os dados são salvos diretamente na nuvem em vez de um servidor local (no local).

Alguns provedores de BaaS confiam nos titãs da indústria – Microsoft, Amazon e Google – para armazenamento em nuvem distribuída, serviços de aplicativos e processamento de dados. Outros mantêm e operam uma infraestrutura de backup privada com um sistema antimalware e recursos de backup específicos.

Os provedores de BaaS gerenciam todo o processo de backup; os clientes podem personalizar suas configurações e backups por meio de um painel fácil de usar. Como o BaaS é um modelo baseado em assinatura, sua empresa será cobrada mensalmente ou anualmente. Os planos de preços dependem do espaço de armazenamento necessário, da frequência de backup, do uso da largura de banda e da frequência com que sua empresa precisa acessar os dados de backup. Com o Backup como Serviço, os arquivos de backup geralmente contêm uma cópia exata dos dados originais e todos os metadados associados.

Se sua empresa precisar recuperar dados perdidos ou corrompidos, você pode acessar todas as informações necessárias dos backups e restaurar arquivos, pastas, páginas únicas, imagens, linhas de produtos ou todo o sistema.

Organizações de todos os tamanhos podem se beneficiar do Backup como Serviço. Para PMEs, o backup em nuvem é sua única opção para armazenar backups em um local externo; o BaaS permite que eles mantenham alta disponibilidade e proteção de dados. Quanto às empresas, elas geralmente podem usar o BaaS como uma opção suplementar.

Principais recursos do Backup como Serviço

Um provedor BaaS robusto pode agilizar seu processo de backup por meio de backup on-line, recursos de segurança aprimorados, automação e otimização do espaço de armazenamento.

Processos automatizados de backup em nuvem

As organizações que usam o Backup como Serviço podem seguir um processo de automação simples para garantir que seus dados sejam copiados regularmente e com segurança. Depois de instalar o agente de backup, você pode configurá-lo de acordo com suas preferências de backup, e ele fará uma cópia completa dos dados da sua organização para colocar no armazenamento seguro.

Os backups subsequentes só podem copiar dados alterados desde o último backup. (backups incrementais ou diferenciais) Eles geralmente levam menos tempo para concluir e otimizar o espaço de armazenamento.

A automação economiza tempo e esforços da força de trabalho, pois as empresas não precisam de uma equipe dedicada para lidar com os serviços de backup. Além disso, você pode ter certeza de que nenhum dado essencial será deixado fora do armazenamento, pois a solução BaaS segue rigorosas preferências de frequência de backup.

Os serviços de backup automatizados podem ser executados em segundo plano sem comprometer o desempenho da rede. Contanto que você configure as configurações de backup de acordo com seus hábitos de criação de dados, os backups não devem interromper os processos de negócios ou retardar as tarefas diárias.

Proteção contínua de dados

Como mencionado, o Backup as a Service protege todos os dados da sua empresa por meio de criptografia de nível militar. A criptografia de dados em repouso e em trânsito garante que as informações confidenciais da empresa sejam protegidas em sua rede e no armazenamento de backup.

A criptografia minimiza o risco de corrupção ou perda de dados e garante que backups frequentes sejam elegíveis para rápida recuperação de desastres. Isso, por sua vez, garante a continuidade dos negócios e um fluxo de receita constante.

Além disso, um provedor BaaS dedicado oferece autenticação de usuário como parte de seus serviços. A autenticação forte é crucial para evitar o acesso não autorizado a dados críticos da empresa. Além disso, o acesso de backup regulamentado garante a integridade e a disponibilidade do backup para satisfazer as auditorias de segurança ou conformidade regulatória.

Infraestrutura de backup em nuvem

A infraestrutura de backup no local requer a compra e manutenção de mídia de armazenamento físico – fita, discos rígidos externos ou Armazenamento Conectado à Rede (NAS). Permite backups mais rápidos, mas requer pessoal e custos adicionais para mantê-lo adequadamente. Por outro lado, um backup na nuvem não exige que as empresas mantenham o hardware de armazenamento em seus escritórios.

À medida que mais e mais empresas adotam uma abordagem nativa da nuvem, o backup na nuvem não é apenas mais conveniente – muitas vezes é obrigatório garantir ofertas de serviços competitivas. Também pode reduzir custos e minimizar o risco de perda de dados. A adoção da nuvem visa minimizar ou eliminar backups no local e enviar apenas cópias de dados da empresa para backup dedicado na nuvem.

Como a maioria das empresas não tem os recursos para manter uma nuvem privada, um serviço baseado em nuvem pode fornecer a infraestrutura complexa sem precisar que seus clientes a mantenham.

Backup em nuvem híbrida

O backup em nuvem híbrida é um ambiente em nuvem que compreende recursos de nuvem privada e pública, orquestrados para otimizar os processos de backup e reduzir custos. Para entender melhor o conceito de nuvem híbrida, vamos explorar o que esses dois termos representam.

  • Backup em nuvem pública

As nuvens públicas residem em um data center usado por muitos (diferentes) inquilinos e mantido por um provedor externo. (por exemplo, backup da AWS)

Aqui, todos os inquilinos se beneficiam do mesmo hardware físico, com seus dados separados para que nenhum inquilino possa acessar os dados de outro cliente.

  • Backup privado na nuvem

As nuvens privadas são dedicadas a um único inquilino. Eles são tradicionalmente pensados como no local. Para pilotar essa nuvem privada, sua empresa precisa fornecer e manter a infraestrutura para executar a nuvem dentro de seus escritórios.

Por outro lado, você pode alugar servidores de nuvem privados e dedicados em um data center para armazenar backups em nuvem fora do local, mas ainda se beneficiar de uma nuvem privada.

As nuvens híbridas são normalmente administradas por uma abordagem de gerenciamento combinada. Eles têm alguma forma de orquestração entre servidores públicos e privados para permitir transferências de dados à medida que as necessidades, custos e demandas mudam. Isso dá às empresas mais flexibilidade e opções de backup para uso e implantação de dados.

Uma estratégia de backup em nuvem híbrida é uma maneira ideal de realizar a Regra de Backup 3-2-1, que sugere que você mantenha duas cópias de dados em duas operadoras de mídia separadas no armazenamento local e um backup de dados externo. (em um local físico ou na nuvem)

Recuperação de desastres

O Backup como Serviço foi projetado para proteger os dados da empresa, mas também pode lidar com recuperação de desastres. Um provedor de Backup como Serviço robusto implantará planos de DR para combater um evento de perda de dados que afeta seus próprios data centers, como armazenar dados em vários locais geograficamente dispersos.

Normalmente, os provedores de BaaS usam várias zonas de disponibilidade (AZs) de um provedor de nuvem pública para diversificar seu armazenamento de backup. Dessa forma, mesmo que um evento inesperado afete o data center BaaS, as empresas podem ter certeza de que seus dados estão seguros em vários outros locais.

  • Backups incrementais

Uma solução robusta de Backup como Serviço oferece opções flexíveis de backup.

O backup incremental só faz backup de dados alterados desde o seu último backup. Essa abordagem é usada para otimizar temporizadores de backup e espaço de armazenamento. Como os backups incrementais são menores do que os backups completos, sua empresa pode iniciá-los diariamente (ou até mesmo várias vezes ao dia) para garantir que todos os dados essenciais sejam enviados para o backup seguro.

Você também pode empregar backup diferencial para diversificar ainda mais sua estrutura de backup. O backup diferencial recebe dados alterados desde o último backup completo para enviar para o armazenamento. Os backups diferenciais podem ser maiores do que incrementais, mas permitem uma recuperação mais fácil para volumes de dados estendidos.

Tenha em mente que os backups incrementais e diferenciais dependem de backups completos existentes. Você deve criar pelo menos um backup completo do sistema (incluindo arquivos, pastas, documentos, sistemas de arquivos, configurações do sistema operacional, etc.) antes de iniciar um backup incremental.

Escolhendo o Backup certo como um provedor de serviços

Os melhores provedores de BaaS compartilham alguns recursos críticos. Além disso, alguns estão equipados para atender às necessidades exclusivas de indústrias específicas – finanças, comércio eletrônico, desenvolvimento de software, etc.

Escolher o provedor de serviços gerenciados mais adequado para o seu negócio requer extensa pesquisa, testes e planejamento. Para facilitar sua caçada, discutiremos as cinco principais funcionalidades de um serviço de backup robusto.

Escalabilidade de dados de backup e eficiência de custo

Às vezes, sua empresa pode experimentar um crescimento inesperado associado a necessidades de backup de dados significativamente aprimoradas. Se você estiver preparado para esse cenário, só impulsionará a expansão do seu negócio por meio de uma solução robusta de Backup como Serviço. É melhor escolher um provedor de serviços capaz de dimensionamento automático sob demanda para garantir backups frequentes e espaço de armazenamento ideal.

Além disso, seus custos de backup podem aumentar dependendo do tamanho e da frequência de seus backups e da taxa de retenção de backup que você definiu. Se você estiver lidando com grandes quantidades de dados, suas necessidades de armazenamento podem aumentar rapidamente o custo do serviço de backup de dados. É imperativo escolher um plano de backup de dados que se encaixe no seu orçamento e estar ciente dos limites de dados no nível de preços correspondente.

Modelo de preços Pay-as-You-Go

O modelo de preços pay-as-you-go (PAYG) é uma oferta cada vez mais popular para clientes de Backup como Serviço e Software como Serviço (SaaS). Essencialmente, os usuários que utilizam o modelo PAYG pagam apenas pelos serviços e produtos que usam. Por exemplo, um provedor de serviços de armazenamento em nuvem pode cobrar dos usuários com base na quantidade de armazenamento que eles usam. É por isso que o pay-you-go é frequentemente referido como um modelo “baseado em uso” ou “baseado em consumo”.

  • Exemplo de modelo de preços PAYG – AWS

O Amazon Web Service (AWS) oferece mais de 200 serviços em nuvem (incluindo backup AWS); cada oferta tem seu sistema de preços pay-as-you-go exclusivo. Por exemplo, você pode usar o armazenamento AWS e pagar com base no tamanho do seu backup e na taxa de retenção de backup.

Eliminando custos de infraestrutura

Dois fatores principais afetam os custos de infraestrutura da sua empresa – custos de hardware e pessoal.

As soluções de hardware (não na nuvem) têm duas desvantagens principais. Primeiro, você deve pagar antecipadamente para construir a infraestrutura – o oposto do modelo de preços pay-as-you-go.

A segunda preocupação é a capacidade da infraestrutura. Você deve garantir que seus serviços e aplicativos funcionem sem problemas o tempo todo. A maneira mais segura é comprar mais capacidade do que você precisa para lidar com volumes de dados crescentes. No entanto, se você acabar não precisando da capacidade extra, seus custos associados contarão como uma despesa adicional (potencialmente considerada “desnecessária”).

Você pode reduzir os custos de infraestrutura física movendo suas operações para uma solução baseada em nuvem. No entanto, se você depender do armazenamento interno em nuvem, precisará de uma equipe dedicada para gerenciá-lo, mantê-lo e escalá-lo.

Uma solução de Backup como Serviço pode eliminar ambos os fatores que afetam os custos de infraestrutura. O provedor gerenciará a proteção de dados, a implementação do armazenamento em nuvem e até mesmo a manutenção do armazenamento de dados em um local externo.

Compatibilidade com a infraestrutura existente

A adoção da nuvem eliminará cargas de trabalho legadas desatualizadas, reduzindo os custos de infraestrutura e manutenção. No entanto, sua empresa ainda abrigará uma infraestrutura de TI para executar sistemas e aplicativos atualizados. Você deve garantir que o Backup como Serviço seja compatível com todos os sistemas existentes para agilizar a implantação e minimizar o risco de possíveis conflitos.

Apoio ao crescimento futuro

O Backup como Serviço ajudará a combater a perda de dados, melhorar seu Objetivo de Ponto de Recuperação (RPO) durante o DR e fornecer uma variedade de serviços de backup em nuvem. No entanto, todos os provedores robustos de BaaS adquirem essas ofertas para seus clientes. O que faz um provedor de BaaS se destacar é sua capacidade de apoiar seu crescimento futuro.

É melhor procurar um provedor que ofereça suporte ao cliente responsivo e experiente para corrigir quaisquer problemas que possam surgir durante a implantação ou o uso diário após uma implementação bem-sucedida. Além disso, sua empresa precisa de uma solução escalável para garantir que seu backup de dados seja sempre cuidado. Em um cenário perfeito, você implementará uma solução automatizada que oferece a gama completa de serviços baseados em nuvem e pode se adaptar rapidamente aos crescentes volumes de dados, garantindo um tempo de inatividade mínimo (ou zero).

Melhores práticas para implementar o Backup como Serviço

Seu Backup escolhido como provedor de serviços ajudará você a agilizar o processo de implantação. No entanto, sua empresa deve fazer uma extensa preparação para configurar as configurações de backup do serviço, garantindo assim a proteção ideal dos dados e a integridade dos dados de backup.

Definindo políticas de backup de dados e períodos de retenção

Uma política de backup de dados é um conjunto de procedimentos e regras usados para descrever a estratégia da sua organização para criar cópias de backup e armazenar dados com segurança.

As políticas de backup de dados corporativos são parte integrante da sua estratégia de proteção de dados, recuperação de desastres e continuidade de negócios.

A Regra de Backup 3-2-1 é um exemplo de uma política de backup robusta. Como mencionado, a Regra sugere que você mantenha duas cópias de backup no local (mas armazenadas em mídias diferentes) para permitir a recuperação rápida, com uma terceira cópia armazenada em um local externo (ou armazenamento em nuvem) para garantir que os dados estejam disponíveis para restauração após um evento de interrupção. O backup de dados pode conter diversos conjuntos de dados – dados estruturados e não estruturados usados por aplicativos críticos, bancos de dados ou dados criados por aplicativos de e-mail.

Dependendo da sua infraestrutura e avaliações de dados, sua empresa pode implementar abordagens específicas de Backup como Serviço. Por exemplo, você pode criar um espaço de armazenamento espelhado para garantir a redundância de backup, o que, por sua vez, ativará uma função de cópia remota de arquivos o tempo todo. Dessa forma, você poderá recuperar um backup de serviço crítico após um evento de interrupção local sem acessar fisicamente a localização do backup.

Esboçar uma política de backup de dados

Sua política de backup de dados deve incluir quais dados exigem proteção, onde armazenar backups, com que frequência criar backups e por quanto tempo reter cópias de backup. As empresas devem adotar políticas de backup abrangentes para melhorar sua postura de recuperação de desastres e evitar perda de dados ou tempo de inatividade prolongado devido a eventos inesperados.

Além das frequências de backup adequadamente delineadas, um Backup como Serviço confiável requer a inclusão de métricas de Objetivo de Ponto de Recuperação (RPO). O RPO define quanta perda de dados é aceitável para a empresa antes que você possa restaurar os dados de um backup anterior. O valor da RPO requer mais recursos para satisfazer RPOs mais curtos em relação a aplicativos e serviços críticos – quanto mais rápido você colocá-los em funcionamento após um evento de interrupção, melhor.

Garantir um RPO adequado também requer um plano sensato de retenção de dados. Uma organização deve considerar quais backups são críticos para fins de DR e quais podem ser removidos do armazenamento após um período específico. Uma estratégia de retenção adequada também é crucial para otimizar o espaço de armazenamento e reduzir custos.

Identificando dados críticos para backups regulares

Antes de implementar uma solução de Backup como Serviço, você deve identificar dados essenciais para sua organização. Normalmente, dados críticos são considerados necessários para o sucesso da empresa ou são informações que você deve reter para fins regulatórios.

Dados importantes podem ser informações pessoais do cliente, dados de funcionários, dados operacionais, dados de fornecedores e parceiros de negócios, detalhes financeiros sobre fins de auditoria e quaisquer dados usados para fins analíticos.

Sua empresa deve decidir quais dados considerar críticos. O processo não é exclusivo de suas equipes de TI; todos os departamentos da empresa devem estar envolvidos na identificação.

Definindo quais dados são críticos

Em empresas maiores, diferentes equipes ou departamentos podem discordar sobre quais dados são críticos. Para ajudar a focar o processo de identificação, sua organização pode usar um sistema de ponderação para definir a criticidade dos dados. Para fazer isso, tente responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o propósito dos dados?
  • Quais são as possíveis consequências se os dados forem excluídos ou perdidos?
  • Qual número de partes interessadas internas confia nos dados?
  • Quão úteis são os dados para projetos futuros?
  • Quais são os requisitos regulatórios para armazenar os dados?

Ao responder a todas as perguntas necessárias, sua empresa pode atribuir diferentes níveis de criticidade a todos os dados dentro de seus sistemas. Normalmente, os dados sobre conformidade e sucesso do cliente são considerados os mais críticos. Se esses dados forem comprometidos ou perdidos, isso pode afetar imediatamente a capacidade da sua empresa de operar adequadamente.

Melhor solução de Backup como Serviço – Acronis Cyber Protect Cloud – Backup Avançado

As empresas modernas podem escolher entre inúmeras soluções de Backup como Serviço para combater a corrupção de dados, quedas de energia e ataques cibernéticos. No entanto, a maioria dessas soluções é cara e difícil de operar. Por outro lado, o Acronis Cyber Protect Cloud – Advanced Backup oferece o melhor backup em nuvem para MSPs, aprimorado com recursos abrangentes de proteção cibernética.

O backup tradicional não é suficiente para proteger os dados essenciais dos clientes – os MSPs precisam empregar uma abordagem integrada para estender os recursos de backup em nuvem para que as organizações possam proteger seus dados de forma otimizada. O Acronis Cyber Protect Cloud oferece maior automação e produtividade para fornecer RPOs quase zero e eliminar o tempo de inatividade por meio de aprimoramentos de backup na nuvem. Além disso, a combinação de backup em nuvem com anti-malware e antivírus mantém os dados dos clientes fortificados, com funções de proteção de dados criptografando dados em repouso, em trânsito e armazenamento seguro.

Com o Acronis Cyber Protect Cloud, os MSPs podem proteger mais de 20 tipos de carga de trabalho a partir de um único console – Microsoft Exchange, Microsoft SQL Server, MySQL, MariaDB, SAP NAHA, clusters de aplicativos Oracle e muito mais. A Acronis oferece o poder de operar uma solução tudo-em-um por meio de um agente e um único console para oferecer a proteção cibernética de primeira linha que seus clientes buscam.

Além disso, o Backup como Serviço com a Acronis oferece backups em nível de arquivo e disco, backups de imagem e aplicativos disponíveis para armazenamento híbrido – nuvens públicas, armazenamento local MSP ou armazenamento em nuvem hospedado pela Acronis.

Os clientes podem implementar opções de recuperação flexíveis – de arquivos granulares a sistemas completos. O Acronis Cyber Protect Cloud também permite migrações físicas-virtuais na nuvem para suportar ambientes híbridos de TI, bem como backups incrementais, diferenciais ou completos, alimentados por agendamento de backup ajustável, suporte a backup estendido e proteção contínua de dados.

Traduzido por Philip Obrien
CEO da Backup Já, empresa parceira Platinum da Acronis.
Fone 11 4280-0886
E-mail contato@backupja.com.br

Fonte: https://www.acronis.com/en-us/blog/posts/baas/

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